Jornalismo cidadão
O jornalismo digital tem tido bastante destaque principalmente na população jovem. Este ajuda a recolher informações a todo momento.
Participei do curso de Jornalismo Digital dado pela REUTERS onde pude adquirir bastante conhecimento sobre formas de colher e dar informações claras e verídicas.
O curso foi proveitoso, além disso, adequa-se à disponibilidade dos estudantes.
O curso de jornalismo digital ofereceu ricos conhecimentos no que diz respeito ao jornalismo.
Com as aulas foi possível aprender, por exemplo, sobre como questionar a pessoas que já tenham sido vítimas da violência doméstica. O curso ofereceu bases sobre como abordar o assunto, como questionar e até como usar maneiras mais simples para não ferir a sensibilidade da vítima.
Também forneceu dicas sobre como lidar com informações que coletamos (sobre ter como base a veracidade), pois existem muitas informações falsas, porém temos que nos focar nas verdadeiras e credíveis.
As informações não podem ser publicadas sem autorização e quando autorizadas devemos respeitar sobre como a pessoa gostaria de ser citada.
O curso também mostrou a importância das redes sociais, através delas podemos encontrar endereços ou até pessoas que por algum motivo não nos for fácil localizar.
Ultimamente a população jovem tem usado as redes socials para ficar a par das notícias deixando de lado o "tradicional" jornal físico.
Ao ter uma informação (ex: foto) e tal informação não parecer verídica, podemos analisar pelos trajes ( trajes de inverno ou verão, etc.) das pessoas na imagem, a luminosidade, se a imagem contém algum sinal que comprove o lugar (plaquinha ou qualquer detalhe).
Também pude perceber como rectificar informações já publicadas e também que cenários não podem ser "encenados".
Laliana Mahumane
Comments
Post a Comment