A Importância do Jornalismo Cidadão
A IMPORTÂNCIA DO JORNALISMO CIDADÃO
O Jornalismo Cidadão também é conhecido como Jornalismo Colaborativo, Jornalismo Democrático ou ainda Jornalismo Open Source (código fonte aberto). Seu conceito é baseado em cidadãos leigos, sem formação jornalística, participando de forma ativa no processo de coleta, reportagem, análise ou disseminação de notícias e informações.
Alguns estudos já indicam que os jornalistas, como profissionais da informação, se comportam como cidadãos acima de todos os outros, acima da justiça e das leis. Eles denunciam as injustiças e o não-funcionamento das instituições, conduzem investigações que dão visibilidade a comportamentos não-aceitos socialmente e, ao lado disso, comportam-se como justiceiros. A função justiceira que a imprensa vem assumindo é concedida pela própria sociedade e, segundo Falcão (1995:6), ela é fruto de um pacto "entre o leitor carente por justiça, o judiciário incapaz de atender às demandas e a imprensa vitoriosa na sua maior reportagem investigatória.
A principal característica do jornalismo cidadão é a escolha conjunta, pelo repórter e pela população, de pautas pertinentes para o cotidiano da comunidade que será noticiada. Trata-se de promover uma cidadania participativa, pois o profissional oferece dados que estimulam o pensamento crítico daquele grupo de pessoas. Ao mesmo tempo, ele recolhe informações para a produção e a divulgação jornalísticas.
Esse tipo de jornalismo une o cidadão e o jornalista, que deve orientar o público, mostrando a melhor maneira para tomar decisões e exemplos de atos que funcionaram em outros locais. Essa prática estimula a reflexão e a ação dos indivíduos. Por isso, é importante que o profissional participe de perto e vivencie as causas pelas quais aquele grupo de sujeitos luta. Assim, ele poderá abordar um fato através de diversas perspectivas, de modo que atenda aos interesses da população e promova um debate público para resolver ou expor o problema.
Fontes: bibliotecadigital.fgv.br
comunica.ufu.br
Comments
Post a Comment